segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Muro de Berlim! Fingindo Ser Feliz?

Com tijolos e saco de cimento
Fiz em minha casa o Muro de Berlim
Para evitar aborrecimento!

Havia entre o muro um pé de laranja
Que em época de laranja
Ficava carregadinho de laranjas
Um dia chegou e disse: __ Vou cortar esse pé de laranja.
Respondi: __Porque, se dá tanta laranja e são tão doces?
Recebi de resposta: __Não posso deixar, vai rachar o muro.
Intrigada perguntei:__ É porque mudei pra cá? Sei que é do tempo de Papai e Nandim, e se é pelo muro, foi meu Papai que fez!
E respondeu: __Pegue as laranjas que estão do seu lado que está semana ainda estarei aqui cortando.
Fiquei danada da vida. Não peguei as laranjas achando que se visse o pé carregado não teria coragem de cortar. Saia para trabalhar sempre com esse pensamento. Um dia quando voltei do serviço as laranjas não estavam lá. Tiririca da vida, briguei com quem tinha pegado contando minha intenção. Todos os dias ficava horas ali contemplando aquele pé de laranja.
Era domingo, estava eu deitada aproveitando o fim de semana quando ouvi barulhos, não dei importância, continuei a descansar. Levantei dei jeito na casa, fiz aquele almocinho especial, preparei sobremesa, naveguei na net, almoçamos e fui de novo relaxar. O domingo passou. Incrível como a gente foge do que a gente não quer que aconteça, eu não queria que aquilo acontecesse, então não parava para contemplar o pé de laranja por que o meu subconsciente na verdade sabia o que havia acontecido.
Na quarta- feira alguém me disse: __Cortaram o pé de laranja!
Respondi assustada: __Como? Meu Deus! Aquele barulho!
E foi assim que fui associando tudo. Minha tristeza, o meu olhar fingindo não perceber para não me aborrecer com tamanha crueldade!

Apesar da idade
Com toda maturidade
Fiz em meu quintal o símbolo da rivalidade!

Todos os dias meu olhar se dirigia para ali, para aquele local.
Minha tristeza aumentava a cada dia que passava.
De repente, veio em minha mente! Vou aumentar esse muro.
E foi assim que decidi construir o Muro de Berlim no meu quintal.
Para evitar energias negativas, me livrar do mal!

__Hum! Você sabe a história do Muro de Berlim?
__Sim. Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, ex-capital do Reich alemão, com mais de três milhões de pessoas, padeceu uma experiência ímpar na história moderna: viu a cidade ser dividida por um imenso muro. Situação de verdadeira esquizofrenia geopolítica que cortou-a em duas partes, cada uma delas governada por regimes políticos ideologicamente inimigos. Abominação provocada pela guerra fria, a grosseira parede foi durante aqueles anos todos o símbolo da rivalidade entre Leste e Oeste, e, também, um atestado do fracasso do socialismo real em manter-se como um sistema atraente para a maioria da população alemã.
__Hum! Já sei, você associou esse acontecimento com o que você está passando.
__Isso mesmo! Sou uma pessoa transparente! Quando sinto que alguém não gosta de mim, me isolo, me afasto.
__Oh! Você é esquizofrenica?
__Ah! Você sabe o que é esquizofrenia para me chamar de esquizofrenica?
__Não totalmente.
__Vou te explicar. É uma
doença mental de fundo psicótico, caracterizada por uma dissociação das funções psíquicas e pela perda de contato com o mundo exterior. A esquizofrenia, outrora conhecida como demência precoce, é uma afecção mental das mais graves. Um de seus primeiros sintomas é a diminuição da afetividade, quando não sua total supressão. Segue-se um desligamento do mundo por parte do doente, que se volta sobre si mesmo (autismo). As funções intelectuais são igualmente perturbadas, o que acarreta rapidamente a alienação. Os tratamentos modernos (eletrochoque, psicoterapia etc.) surtem algum efeito, mas os prognósticos de cura são sempre reservados.
Saiba que não estou passando por nada disso que esta sendo definido aqui. Já ouviu esse ditado" Antes que o mal cresça, corte ele pela raiz." Apenas não quero ter problemas com o meu vizinho, viver em Paz!
__Se é assim, você está certa.
__Se estou certa ou não, cabe a mim julgar.
__Então, me desculpe!
__É, aprenda! Temos que nos ocupar de coisas boas, as ruins a gente descarta!
__Como você fez?
__Não estou querendo que você fica aqui medindo minhas ações, meus atos! Saiba, sou dona da minha vida, do meu nariz! Na vida nem tudo sai como a gente quer, então as vezes temos que tomar atitudes rígidas para sermos felizes.
__E o que é ser feliz para você?
__ É não fingir estar feliz diante de certas atitudes! É poder todos os dias viver em Paz, Amando e Respeitando cada Ser que existe na Face da Terra!
__Tá bom! Deixa eu ir embora. Bom dia!
__Bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário