sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Mente Humana

__Como entender a mente humana?
__Por que a pergunta?
__Estava hospitalizada e tinha no meu quarto pacientes com depressão.

__E o que você sentiu?
__Comecei o meu trabalho.
__De que forma?
__Você sabia que a maioria das pessoas que sofrem depressão é por que tem algo faltante, algo vazio que não está sendo preenchido?
__Mas como fazer para dialogar com pacientes assim?
__Primeiro temos que usar o diálogo, sentir como estar trabalhando a mente. A mente é o espelho da vida, se ela parar de funcionar todo nosso corpo sofre.
A mente é a orientadora desse universo microscópico, em que bilhões de corpúsculos e energia multiformes se consagram a seu serviço. Dela emanam as correntes da vontade, determinando vasta rede de estímulos.
__Não estou entendendo. Quer dizer que a mente comanda todo o corpo?

__Sim, reagindo ante as exigências da paisagem externa, ou atendendo às sugestões das zonas interiores.

___Que isso? Quer dizer se colocada entre o objetivo e o subjetivo, é obrigada pela Divina Lei a: aprender, verificar, repelir, aceitar, recolher, guardar, enriquecer-se, iluminar-se, progredir sempre?

__Sim,mas quando ela sofre um abalo, perde o comando do corpo e aí então fica como se a pessoa estivesse entrado numa escuridão enorme.

__Meu Deus! E como fazer para trazer de volta a pessoa?

___Temos que dialogar bastante com o paciente para saber o que a levou a chegar ao extremo.

___Chegar ao extremo? Como assim?

___A ponto de não andar e muitas vezes até de deixar de falar.

___Meu Deus! Uma pessoa em depressão pode chegar a isso?

__Sim. A mente está presente em todo o corpo e sabe se expressar também de modos não-cerebrais. Por exemplo, as células têm sua forma própria de inteligência, os músculos guardam memórias emocionais, e a postura corporal pode ser determinante para o estado de espírito.

__Quer dizer que há na mente humana algo como uma tela receptiva por onde desfilam imagens e pensamentos. ?
__Sim. E algumas dessas imagens são de produção própria, outras apenas repetições.
__É mesmo! Cada ideia traz consigo certa quantidade de energia e causa determinada impressão sobre o nosso estado de espírito. Esse, por sua vez, influencia o funcionamento de todo o corpo.
__E digo mais! As ideias e impressões que habitam nosso mundo interior - mesmo que permaneçam inconscientes e não sejam projetadas na tela consciente exercem forte influência sobre nós e estabelecem misteriosas relações com o mundo psicológico das outras pessoas.
__E o que é mais fantástico é que o
ser humano tem a liberdade de controlar seus estados de espírito.


__Você quer dizer que ele tem controle do seu corpo?

__Sim, para o mal ou para o bem, por isso temos que sempre que colocar nossa mente para funcionar.

__Como?

__Lendo, escrevendo o que estar sentindo, dialogando com seus vários eus, para que não caia em depressão.

__Mas como fazer isso?

__Faça um blog para você. O meu blog é meu diário virtual onde coloco tudo que estou passando ou sentindo. Aqui converso com meus eus e sempre me encontro quando estou perdida.

__Mas como?

__Pesquiso sobre o que estou sentindo para entender o mal funcionamento do meu corpo e da minha mente.

__Quer dizer que ler é a sua paixão?

__É um excelente remédio quando estou deprimida.

__Sabia que mente vazia é fácil de ser ocupada por espíritos malignos?

__Sim, espíritos que dominam as pessoas deixando-as triste sem vontade própria.

__Muito bem! E é assim que muitas pessoas cometem suicídio, deixam de conversar ou até de se alimentar.

__Que viajem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário